Esse blog tem por objetivo aguçar a curiosidade com relação aos assuntos paleontológicos. A partir dele, esperamos construir novas aquisições de saberes e expectativas, as quais seram imprescindíveis para a nossa formação, como biológos!
paleo
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Memorial Fotográfico
TÍTULO: Vista do Morrão
LOCAL: Situada a 8km a sudoeste da cidade de Morro do Chapéu.
DATA DE CAMPO: o2/09/2011
ASPECTO OBSERVADO E FOTOGRAFADO: o aspecto observado no Morrão foi à geologia, ou seja, tipo de formação geológica do local.
DESCRIÇÃO: formação morro do chapéu, compõe-se de conglomerado arenitos, e rochas de granulação fina (argilito, siltito), vegetação rupestre. Morro que deu origem ao nome do município por ter a forma de um chapéu.
TÍTULO: Buraco do Possidônio.
LOCAL: Estrada que liga a fazenda Canabravinha à localidade de Alagoinhas.
DATA DE CAMPO: o2/09/2011
ASPECTO OBSERVADO E FOTOGRAFADO: Investigação estratigráfica sobre possíveis origens da formação da cratera.
DESCRIÇÃO: o buraco de possidônio faz parte da formação cabloco, é uma grande dolina de colapso, com um contorno maio cilíndrico e com cerca de 150 metros de diâmetros por 70 metros de profundidade, a origem da dolina que desenvolvida em siltitos, está relacionada à presença de rochas calcarias subjacentes, passiveis de sofrerem dissolução, o que provocou o desmoronamento das camadas superiores, caracterizando-a como uma dolina. Foi observado um contrate na vegetação de semi-árido na superfície e no seu interior árvore de grande porte. Pode-se ainda observar a possível entrada de caverna.
TÍTULO: Gruta Cristal
LOCAL: Na base da serra da fazenda São João, em sua face oeste.
DATA DE CAMPO: o3/09/2011
ASPECTO OBSERVADO E FOTOGRAFADO: características que compõe uma caverna.
DESCRIÇÃO: representa a base da formação cabloco, integram a associação de litofaceis Laminito Algal/Calcarenito/Estromatolitos, a entrada aprofundam-se cerca de 8m a partir da dolina, em relação a morfologia é extremamente irregular: placas sobressaem da parede, e o teto é fortemente sulcado com alturas variáveis, valas originárias de enxurradas adentram a dolina, piso com irregularidades com sedimentos arenosos de coloração avermelhada, a grande espessura de sedimentos pode guardas animais fósseis. A gruta é desprovida de espeleotemas.
TÍTULO: Gruta dos Brejões
LOCAL: cerca de 300m a noroeste da vila Brejão da Gruta.
DATA DE CAMPO: o4/09/2011
ASPECTO OBSERVADO E FOTOGRAFADO: Observação do tipo de formação; Contextualização histórica do local.
DESCRIÇÃO: formação salitre, possuem gigantescos espeleotemas: cortinas, estalactites e estalagmites. Galerias, salões e claraboias. Há transito em diversos trechos da caverna, sejam eles parcialmente iluminados ao totalmente escuro. Conotação religiosa, pode-se observar um altar com concentração de vela, estátuas e oferendas. A sua vegetação tem predominância de caatinga.
TÍTULO: Estromatólitos
LOCAL: na base da serra da fazenda São João, em sua face oeste.
DATA DE CAMPO: o3/09/2011
ASPECTO OBSERVADO E FOTOGRAFADO: Observação de estromatólitos
DESCRIÇÃO: formação cabloco, integram a associação de litofaceis Laminito Algal/Calcarenito/Estromatolitos. Camadas de calcarenito-intraclástico-oncolítico com estratificações cruzadas e marcas onduladas, além de concentração de fragmentos na base dos estratos por ação de tempestades.
TÍTULO: Pintura rupestre
LOCAL: Cidade das Pedras
DATA DE CAMPO: o2/09/2011
ASPECTO OBSERVADO E FOTOGRAFADO: Observação de pinturas rupestres.
DESCRIÇÃO: formação morro do chapéu, vegetação rupestre, pinturas feitas nas rochas, usando-se do ocre para executá-las (gordura vegetal e animal). Produzidas pelos primeiros habitantes, esta pintura parece registrar a imagem de uma planta.
Assinar:
Postagens (Atom)